sexta-feira, 25 de abril de 2014

CS-TOR -TAP Portugal - Airbus A330-203 (486)

              Novos Airbus A330 da TAP já têm matrícula

Já são conhecidos os números de matrícula portuguesa atribuídos pelo INAC aos dois novos Airbus A330 que a TAP vai receber no próximo ano, em regime de leasing operacional, e que serão o CS-TOQ e o CS-TOR.
Fontes da aviação avançaram ao PressTUR que os dois novos aviões estiveram ao serviço da TAM nos últimos 11 anos e que a sua entrada em operação na TAP está prevista para os primeiros dias de Junho.
Este reforço irá permitir à TAP inaugurar a rota Lisboa-Manaus-Belém, bem como reforçar outras ligações ao Brasil para onde no Verão de 2014 terá 82 voos por semana.
Os novos aviões chegam à TAP através de um contrato de leasing com a GECAS, empresa do grupo da General Electric, e fontes da aviação explicaram ao PressTUR que a decisão foi mais demorada porque a companhia portuguesa procurou encontrar uma versão de aparelhos A330 idêntica à que tem actualmente na sua frota.
Das doze unidades que voam presentemente com as cores da companhia portuguesa, sete, com reactores Pratt & Whitney, foram adquiridos entre 2006 e 2007 e estavam ao serviço de companhias europeias (Swiss e Austrian Airlines) e hoje têm à volta de 14 anos de serviço.
Os restantes foram recebidos novos de fábrica da Airbus, entre Novembro de 2007 e Junho de 2008, no âmbito do contrato da TAP para aquisição do novo avião do fabricante europeu, o Airbus A350, cuja entrada em operação na companhia portuguesa está prevista para 2017.
Estes A330 novos de fábrica têm motores General Electric CF6-80E1, os mesmos que equipam os dois aviões agora contratados à GECAS.
A configuração actual desses aviões, ao serviço da TAM, é de 36 lugares em Classe Executiva e de 183 em Classe Económica, pelo que a TAP deverá alterá-los para a sua configuração própria, com 24 lugares em Executiva e 206 em Económica, por questões de logística operacional e de vendas.
Daí que embora os novos aviões sejam esperados nos primeiros meses do próximo ano, a sua entrada em operação apenas ocorrerá a partir de início de Junho.

Ficha dos novos aviões A330-200 da TAP:
CS-TOQ (actual PT-MVH na TAM para onde entrou novo)
Número de série de fábrica: 477
Primeiro voo: 29 de Abril de 2002

CS-TOR (actual PT-MVK na TAM para onde entrou novo)
Número de série de fábrica: 486
Primeiro voo: 05 de Junho de 2002 


Este artigo foi retirado de:
 

Fotos mais logo

Sem comentários: